20 anos em vão tentando cobrir a verdade
Apesar de poderoso apoio do Ocidente e da forte influência da mídia , surgiram alguns fatos importantes que põem em cheque a narrativa amplamente aceita do que realmente aconteceu em Ruanda em 1994 e as identidades dos responsáveis pela mesma.
Parafraseando uma passagem bíblica , eu gostaria de começar esta peça , escrevendo que " por causa do Congo Eu não vou ficar em silêncio , pelo amor de Kinshasa não vou permanecer em silêncio , até que a República Democrática do vindicação do Congo brilha como a aurora , ea sua salvação como uma tocha acesa . " Dia e noite eu usei muitas plataformas , incluindo Pambazuka , para destacar o genocídio que os tutsis , se eles também podem ser vítimas de genocídio, se comprometeram no meu país - a República Democrática do Congo - e vou continuar a fazê-lo até o meu último suspiro.
Eu não fui o único. Clara Delponte e Paul Kagame estão cada vez mais em desacordo . Delponte , ex- Procurador-Geral de dois tribunais direito penal internacional das Nações Unidas; o Tribunal Penal Internacional para a ex- Jugoslávia (TPIJ) e do Tribunal Penal Internacional para Ruanda ( TPIR) , se desentendeu com Kagame , presidente de Ruanda , depois que ela insistiu que os crimes cometidos pelos tutsis durante o genocídio também deve ser investigada. Jornalista investigativo camaronês francês Charles Onana publicou muitos trabalhos sobre os assassinos reais do presidente Juvenal Habyarimana , que ainda estão sendo protegido de prestação de contas. Como a faísca que acendeu sem dúvida as tensões inter-étnicas em um genocídio em grande escala , os culpados deste crime deve responder por uma grande deal.According para Onana , aqueles que ele identificou não estão incluídos na lista atual de " oficialmente acusado " . . Além disso , o renomado jornalista investigativo francês Pierre Péan e jornalista investigativo americano Keith Harmon Neve, ambos têm reclamado em provas factuais que a Frente Patriótica Ruandesa ( FPR) e Paul Kagame foram responsáveis pelo assassinato de Juvenal Habyarimana , e, portanto, responsável por deflagrar os assassinatos 1994 , esta lista é inegavelmente muito tempo .
Nesta chamada especial para artigos de Pambazuka sobre " Ruanda - 20 anos depois após o genocídio " , gostaria de aproveitar esta oportunidade para destacar , fornecer e compartilhar com os leitores Pambazuka os novos fatos sobre Ruanda e do regime de Kagame que surgiram recentemente, que provam que os esforços de cobertura dos regimes de verdade Kagame e Museveni dos últimos 20 anos foram desperdiçados . Eles foram ajudados neste esforço para obscurecer a realidade de 1994 por amigos poderosos em lugares altos no Ocidente, incluindo o ex- presidente dos EUA Bill Clinton, Casa Branca, conselheiro de segurança nacional , Susan Rice , ex- primeiro-ministro britânico Tony Blair , o cantor Bono, bilionário Howard Buffet, pastor evangélico Rick Warren , o rabino Shmuley Boteach , o bilionário Bill Gates , e assim por diante ( veja: Judi Rever , "viagens de Paul Kagame para o Ocidente não vale a dor de cabeça ", Jornal digital , outubro 17, 2013 ) .
Apesar desse apoio poderoso e forte influência da mídia , surgiram alguns fatos importantes que põem em causa a noção amplamente aceita do que realmente aconteceu em Ruanda , e as identidades dos responsáveis . Eu gostaria de apresentar os detalhes de três dessas contendas .
Primeiro, e mais importante, do ponto de vista do Congo , verificou-se que em Abril de 1994 , imediatamente após a RPF chegou ao poder em Kigali, principal líder da oposição da República Democrática do Congo Etienne Tshisekedi enviou um telegrama para Paul Kagame - então Vice- Presidente - felicitando -o por " Juvenal Habyarimana ter tomado fora do poder " ( ver : " Lettre ouverte ) à M. Etienne Tshisekedi " , 30 de junho 2006, disponível em www.fomeka.net ) Etienne Tshisekedi , um político popular congolesa que visitou Kigali , muitas vezes , a convite do presidente Kagame , e que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 2011 , não deve ter feito essa observação sem o apoio do conhecimento. Ele não é apenas um homem da rua. Ele descobriu a verdade , segundo a qual o que aconteceu em Ruanda foi uma guerra civil : um movimento rebelde tutsi apoiados por Uganda e anglo-saxões potências derrubou um Hutu dominado regime , apesar das ondas de assassinatos inter- étnicos que foram desencadeadas .
Em segundo lugar, Kagame está agora sob pressão dos seus poderosos aliados ocidentais , que finalmente percebeu que quando Kagame ostentava em uma entrevista de 2010 com o Financial Times de Londres que "a democracia de Ruanda ainda é o modelo para a África" , que " modelo " não é quadrado com os direitos humanos , e muito menos com a própria democracia . ( ver : " democracia de Ruanda ainda é o modelo para a África" , Financial Times , 19 de agosto 2010) Esses mesmos financiadores estão agora pedindo-lhe para parar de assediar , prender e assassinar os líderes da oposição de Ruanda , incluindo Victoire Ingabire que foi condenado a 8 anos de prisão em 30 de outubro de 2012, para dizer " hutu também foram mortos durante o genocídio " , e cuja sentença foi aumentada para 15 anos em 1 de Dezembro de 2013. Ex -chefe de Ruanda inteligência virou figura da oposição , Patrick Karegeya , foi encontrado morto em um quarto de hotel Sul-Africano , tendo sido enforcado ou estrangulado por assassinos enviados a partir de Ruanda, dos quais quatro foram presos no vizinho Moçambique ( ver : " Karegeya assassinato Suspects ' preso ' em Moçambique, " 7 de janeiro de 2014 , disponível em Chimpreports.com ) E o ex- chefe do Exército de Ruanda virou . figura da oposição Kayumba Nyamwasa foi baleado por um atirador solitário na África do Sul . Aliados ocidentais de Kagame também estão aconselhando ele em particular para manter o diálogo político com as FDLR , os combatentes hutus perambulando pelas colinas do leste do Congo , que anunciou recentemente que depuseram as armas e estão prontos para retornar a Ruanda desde que o regime está aberto ao diálogo .
Na verdade, muitos dos apoiadores de Kagame foram eles próprios envolvidos no diálogo político com aqueles que apresentam uma ameaça à ordem estabelecida. Os britânicos que apóiam Kagame manteve conversações de paz com o IRA terrorista na Irlanda do Norte ; o regime afegão , que é apoiado pelos Estados Unidos é encorajado a manter conversações com os talibãs ; Nelson Mandela se reuniu com líderes do apartheid brancas; o governo congolês se reuniu com " tutsis rebeldes congoleses " - a maioria dos quais são ruandeses e ugandenses enviados à RDC para matar, estupro e pilhagem, apesar whichKinshasa vai tão longe a ponto de integrá-los ao exército congolês . ( ... ? ? ) . Neste contexto , por que o regime Kagame ser uma exceção ? O diálogo inter- Uganda , inclusive com o LRA , e do diálogo inter- ruandês, inclusive com a FDLR , é o caminho para uma paz duradoura na região.
Mas essa idéia aparentemente não apelar para Kagame . A chamada "estabilidade" em Ruanda vem em detrimento do Congo, onde Kagame continua a atiçar o fogo inthe Congo, como Tony Blair colocá-lo em um artigo de Política Externa 2013, que mostrou que o apoio ao Kagame ( ver : " Fique com Ruanda " , Política Externa , 21 de fevereiro de 2013). Recentemente Kagame jogou uma birra sobre seus apoiadores ocidentais antigos , chamando -os de " antigos senhores coloniais , que não param de palestras africanos" . No entanto, mais tarde ele foi preso em sua própria armadilha quando ele boicotou a "Cúpula sobre Paz e Segurança no Continente Africano " , convocada pelo presidente da França, François Hollande , em Paris , em 6 de Dezembro de 2013. Para Ruanda , não havia nenhuma questão de participar da cume.
"Aqueles que sentem que ainda precisa da proteção do antigo mestre colonial vai para esta reunião. Este não é o nosso caso ", um colaborador próximo de Paul Kagame disse Jeune Afrique ( ver : " Sommet sur la paix et la sécurité à Paris : le Rwanda declínio l'invitation " , 19 de junho de 2013, disponível em Jambonews.net ) . Um pouco mais tarde , Kigali saudou o convite do presidente dos EUA, Barack Obama, para participar de um encontro histórico de líderes de todo África subsaariana - o primeiro de seu tipo - . Que será realizada em Washington , em agosto de 2014 ( "Obama para sediar cúpula de Os líderes africanos próximo ano ", AFP , 30 de junho de 2013) . Kagame foi realmente preso em sua própria armadilha - Tendo recusou o convite do antigo mestre colonial francês, ele , no entanto, aceito que de Obama a todos os Chefes de Estado africanos . Que diferença poderia haver nos convites dos dois mestres ocidentais? É porque os Estados Unidos protege Kagame de ser responsabilizado por genocídio no Congo. Afinal, ele só está fazendo o papel de " um proxy anglo-americana " no Congo, como ele fez " muito bem " durante os últimos 20 anos.
Em terceiro lugar, nos últimos 20 anos, Kagame , Museveni , seus comparsas e até mesmo os mestres estrangeiros que os ARM, tornaram-se ricos graças a guerras de rapina de recursos naturais e minerais no Congo . O chamado " progresso econômico pós- genocídio em Ruanda " é em si com base em tais guerras predatórias. Ao mesmo tempo , Museveni e Kagame têm desfrutado de um nível de impunidade , fugindo com crimes hediondos ; de genocídio, de guerra e crimes contra a humanidade , tanto em Ruanda e no Congo , eles pisaram no direito internacional ou inclinou -lo em seu favor sempre que lhe convier seus interesses em casa e no exterior. Quando se trata de extradição "rebeldes tutsis congoleses ", incluindo Laurent Nkunda , Mutebusi , Runiga e outros que encontraram refúgio em Ruanda, em vez de seu " país de origem " , o DRCPaul Kagame invoca a Convenção de Genebra. Especificamente, ele leciona na RDC para ainda não ter abolido a pena de morte, portanto, ele "não pode extraditar rebeldes tutsis congoleses ao seu país de origem apenas para ser executado" . Mas permitindo congolês para ser julgado em outro país revela uma hipocrisia neste julgamento. Após o assassinato de Karegeya , o presidente Kagame alertou ruandeses no campo da oposição que " Há consequências para trair o seu país " . Este não parece ser o caso em toda a linha na política de Kagame , já que não existem consequências para os " tutsis rebeldes congoleses " , que tinham traído seu próprio país.
Há um ditado que diz: " Mentira , mentira, sempre haverá algo deixado para mentir sobre : a verdade " Recentemente, Joel Mutabazi , um ex-oficial do Ruanda e ex- guarda-costas de Kagame , que é acusado de terrorismo , a formação de um grupo armado , homicídio e posse ilegal de armas de fogo , entre outras acusações, pediu asilo político no Uganda. Posteriormente, ele foi ilegalmente (e contra a Convenção de Genebra ) transferidos de Uganda a Ruanda para enfrentar a justiça em seu país. Entre os outros acusados estão vários membros da oposição ruandesa Congresso Nacional (RNC) e oito alunos ( ver : " Paul Kagame ex- guarda Joel Mutabazi rejeita Ruanda julgamento", BBC , 28 de janeiro de 2014) . Mutabazi declarou inocente em seu julgamento , mas como Patrick Karegeya , ele enfrenta uma morte sentence.Although a agência de refugiados da ONU (ACNUR) condenou a decisão de Kampala a extraditá-lo como uma " clara violação do princípio do asilo " , os Estados Unidos ea Grã-Bretanha mantiveram-se em silêncio diante de uma violação flagrante do direito internacional , ironicamente, " conselheiro especial" de Kagame , Tony Blair , é na verdade um advogado que poderia ser chamado para defender a lei internacional neste caso.
Tudo isso faz com que a "causa" o Tutsi dizem que estão lutando, ou seja, a inclusão na Região dos Grandes Lagos da África, injusto e injusto para as outras pessoas da região. Também é uma causa perdida , porque os tutsis são os que estão agora " alimentar as chamas " de outras pessoas na região. Um dia, Museveni e Kagame será feito para responder por todos esses crimes.
Ruanda , 20 anos após o genocídio , permanece não só " uma apaziguada , expansionista ditadura sangrenta " , mas também " um barril de pólvora , uma bomba -relógio - relógio prestes a explodir . " .
* Antoine Roger Lokongo é jornalista e doutorando na Beijing University.
*AS OPINIÕES DO ARTIGO ACIMA SÃO DO AUTOR(A) E NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE AS DO GRUPO EDITORIAL PAMBAZUKA NEWS.
* PUBLICADO POR PAMBAZUKA NEWS
* Pambazuka não está garantido! Torne-se um! amigo do Pambazuka e faça uma doação AGORA e ajude o Pambazuka a manter-se GRATUITO e INDEPENDENTE!
* Por favor, envie seus comentários para editor[at]pambazuka[dot]org ou comente on-line Pambazuka News.