Projeto “mim’delo”. Documentário, fotografia & formação

O documentário "mim’delo" é uma reflexão sobre a juventude marginalizada de uma comunidade periférica no mundo lusófono, é um retrato ímpar e provocador de uma comunidade crioula em fase de transição pós-colonial, onde os jovens exploram a sua identidade cultural e conflitos sociais através das artes performativas.

Através da projecção do documentário, de uma exposição fotográfica e de acções de formação em áreas urbanas e periféricas pretendemos inspirar os jovens marginalizados de outras comunidades, em particular aquelas do mundo Lusófono, a soltarem a sua voz e a partilharem as suas experiências, de forma a encontrarem novas soluções para o seu futuro.

É esperado que este projecto possa directamente envolver várias dezenas de pessoas, e que a partir do documentário a mensagem possa chegar a milhares de pessoas no mundo inteiro.
Este projecto, pioneiro na sua abordagem, tem como prioridades:
• Promover a autonomia das comunidades periféricas, disponibilizando-lhes o acesso à cultura e à arte,
• Sensibilizar através do documentário, a nível internacional, sobre a situação dos jovens em Cabo Verde e a forma como trabalham juntos para encontrar soluções,
• Incentivar os decisores e as organizações culturais Lusófonas a investir na criação de colaborações culturais internacionais,
• Envolver os jovens na participação das diversas tarefas durante este projecto, desde a pós-produção à divulgação;
• Explorar, desenvolver, e implementar projectos de teatro, fotografia e vídeo de cariz participatório, como uma forma de criar novas aptidões e postos de trabalho para a juventude,
• Agendar projecções, acções de formação, e tertúlias em torno do documentário, em particular em comunidades isoladas e marginalizadas no espaço Lusófono, assim como naquelas de expressão Crioula,
• Criar um espaço de partilha e descoberta como ponto de partida de um futuro alternativo para dezenas de jovens,
• Divulgar e debater o conceito de Lusofonia partindo do legado de Agostinho da Silva.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Cabo Verde, na pessoa da Sra. Ministra Dra. Fernanda Marques, consagrou o nosso projecto com uma Declaração de Interesse Cultural para Cabo Verde. Os compositores Vasco Martins e Tito Paris já confirmaram o seu interesse em elaborar a banda sonora de “mim’delo”.
A Creative Visions Foundation (EUA) celebrou uma parceria com o Projecto mim’delo”, incluída no Creative Activist Partner program (CAPP): “The “mim’delo” Documentary will raise awareness of and engage marginalized young people living in the peri-urban areas worldwide. Together, these entities form a powerful, mutually beneficial partnership through the CAPP”.

A equipa de produção de "mim’delo" pretende estabelecer parcerias com organizações no espaço Lusófono com experiência em produção cultural no sentido de: 1) uma futura colaboração na organização de eventos no âmbito deste projecto; 2) e para unir competências na busca de apoios locais e nacionais.

“Só poderia apoiar a realização do projecto.” PEPETELA, escritor angolano

contacto. [email][email protected]
sítio.