Como e porque Chokwe Lumumba morreu?
Chokwe Lumumba concorreu para ser prefeito de Jackson, Mississippi, a fim de pôr em marcha um processo de "transformação social a partir do zero." Ele morreu oito meses em seu termo, mas o Estado se recusou a fazer uma autópsia. Muita gente suspeita que ele foi assassinado por desafiar a ordem dominante.
Quando um preto radical morre no Mississippi , nunca se deve aceitar de cara a palavra do Estado sobre a causa da morte. Quando um homem revolucionário negro morre logo depois de se tornar prefeito da capital do estado e maior cidade , a história e a razão nos obriga a colocar assassinato primeiro na nossa lista de possibilidades. E, se esse homem preto trouxe com ele a Jackson , Mississippi , um grupo de companheiros revolucionários de todo o estado e da nação , unidos sob a bandeira de Malcolm X , com a finalidade de erigir totalmente a velha ordem de raça e classe , não apenas no sul profundo , mas em todo o planeta , então é imperativo que a ciência imparcial nos diga qual a causa exata e incontestável da morte deste homem.
No entanto , o médico legista do estado de Mississippi se recusou a realizar uma autópsia no corpo de Chokwe Lumumba , que foi morto por um deslizamento de terra em junho e morreu nesta terça-feira após a verificação em um hospital. O legista diz apenas que o prefeito sucumbiu de "causas naturais". Mas , o estado de Mississippi e seus asseclas têm credibilidade zero quando se trata de vida de um preto e sua morte. O senso comum diz-nos que o estado está cheio de pessoas que gostariam nada melhor do que matar a sua mais proeminente radical , que estava convidando outros radicais de todas as raças de todo o país para uma conferência em maio, para discutir as porcas e parafusos de sociais transformação a partir do zero . A conferência "Jackson Rising" - que ainda está programada - é um convite para uma segunda Reconstrução através da democracia participativa e novo , economia cooperativa. O evento destina-se a apresentar um desafio claro e presente para a regra do dinheiro e da hierarquia da raça. Mississippi assassinou milhares de pessoas negras por muito menos razão do que isso.
Família e amigos próximos do prefeito Lumumba pediu uma autópsia independente , e do Conselho Nacional de Preto Advogados , do qual o prefeito Lumumba tinha sido um membro desde os seus dias de faculdade de direito, em Detroit, colocou para fora o pedido de fundos . Akinyele Umoja , um grande amigo e companheiro de longa data no Movimento Malcolm X Grassroots , que Lumumba ajudou a fundar em 1993, e que também é presidente de Estudos Afro-Americanos da Universidade Estadual da Geórgia, diz que mesmo que Mississippi concordou em fazer uma autópsia , não há nenhuma razão para acreditar que as suas conclusões . "Nós não queremos confiar neles para fazê-lo , de qualquer maneira ", disse o professor Umoja .
Kenny Stokes, um supervisor preto para o concelho em torno Jackson, acha que o prefeito foi assassinado [5] , pura e simplesmente. "Eu não estou indo para adoçá-lo", disse o funcionário eleito. "Acredito que alguém o matou ... e um monte de outras pessoas sentem que ele foi morto . "
Não importa o que a autópsia independente concluirá , Mississippi é culpado , sempre foi culpado, e continuará a ser culpado, até que seja transformada pelo tipo de poder popular que Chokwe Lumumba imaginava.
Funeral do prefeito é neste sábado . Seu filho de 30 anos de idade , Chokwe Lumumba Antar , deve anunciar que ele vai correr para encher o assento de seu pai em uma eleição especial [6] em 8 de abril , a fim de que Jackson possa continuar a subir .
* Glen Ford é editor executivo da Black Relatório da Agenda , onde este artigo foi publicado pela primeira vez .
*AS OPINIÕES DO ARTIGO ACIMA SÃO DO AUTOR(A) E NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE AS DO GRUPO EDITORIAL PAMBAZUKA NEWS.
* PUBLICADO POR PAMBAZUKA NEWS
* Pambazuka não está garantido! Torne-se um! amigo do Pambazuka e faça uma doação AGORA e ajude o Pambazuka a manter-se GRATUITO e INDEPENDENTE!
* Por favor, envie seus comentários para editor[at]pambazuka[dot]org ou comente on-line Pambazuka News.