Cabral: uma luz exemplar e um guia para o a revolução panafricanista e socialista
Poucos países em África têm alcançado total independência , apesar de o fim formal do colonialismo , e não tenham ainda sido capaz de libertar as forças produtivas e colocá-los nas mãos do povo. Pensamento de Amilcar Cabral fornece o roteiro para atingir esse objetivo.
A deficiência ideológica , para não dizer a total falta de ideologia , dentro dos movimentos de libertação nacional - que é basicamente devido à ignorância da realidade histórica que esses movimentos pretendem transformar - constitui uma das maiores fraquezas da nossa luta contra o imperialismo , se não a maior fraqueza de todos. Acreditamos , porém, que um número suficiente de diferentes experiências já foram acumuladas para nos permitir definir uma linha geral de pensamento e de ação com o objetivo de eliminar essa deficiência. " ( Amilcar Cabral, ' A Arma da Teoria " ) [1 ">
Introdução
Este artigo se propõe a pintar um retrato conciso da nossa eterna visão revolucionária clara do camarada Amílcar Cabral ; argumentando que tanto a sua teoria e prática são extremamente relevantes para fornecer orientação político- ideológica , hoje, não só para a Guiné-Bissau e Cabo Verde, mas também para África e os revolucionários socialistas em todo o mundo . Ele irá apresentar de forma concisa as suas orientações políticas para um programa político coerente; fundamentos , objetivos e desenvolvimento cultural no sentido de uma ideologia para a revolução Africano ligadas a estratégias de estruturas sócio -político. De uma forma muito comprimida , a nossa modesta tentativa é projetar a relevância do exemplo digno de Amilcar Cabral a ser consolidada na Guiné-Bissau , na África e no mundo.
O artigo serve como um apelo à ação para aqueles que sinceramente querem prestar homenagem a Amilcar Cabral na prática : 1) institucionalizar a educação político- ideológica sistemática dentro dos partidos políticos , incluindo um estudo sistemático das contribuições de Cabral para a cultura de massa - ideologia para a revolução Pan-Africano e socialista , 2) garantir que os responsáveis pelas estruturas de massa são constantemente estudando essas teorias revolucionárias e fielmente aplicá-las na prática, desde a base até os corpos de liderança centrais; 3) coordenar sistematicamente o desenvolvimento de uma ideologia coerente via estudo sistemático e prática com outros partidos semelhantes em toda a África eo revolucionário - mundo progressista.
Consciência revolucionária e permanente
A consciência revolucionária incutiu nas pessoas devido à concepção massa do PAIGC www.paigc.org ea natureza massa da luta armada de libertação nacional glorioso usando a cultura das pessoas são as mesmas razões que o PAIGC ainda está vivo , vibrante e lutas para esse dia . Cabral deu prioridade de todas as prioridades a formação de quadros , que iria continuar o seu trabalho em teoria e prática após o seu desaparecimento físico. Para complementar o núcleo de quadros que estavam com ele desde antes do início da luta armada de libertação nacional glorioso , tão logo zonas libertadas foram estabelecidos Cabral iria criar internatos, onde as crianças receberam formação político- ideológica. O melhor desses alunos seria enviado para a " Escola Piloto " ( escola-piloto ), em Conakry , junto à sede do PAIGC . Cabral iria gastar tempo regularmente participar na formação ideológica e lembrando-lhes que seria o futuro quadro político da nossa terra , quando é liberado. Para os militantes armados , ( não militar) , os centros ideológicos foram estabelecidos , além de comissários políticos dentro Revolucionário das Forças Armadas do Povo ( FARP ) . Ainda outros militantes foram enviados para a China , Cuba , Gana, da União Soviética e da Europa Oriental para a educação política e treinamento militar. Estes quadros desconhecidos foram intensificando o trabalho revolucionário , especialmente nos últimos tempos.
Possivelmente isso pode explicar porque é que o PAIGC é um de apenas algumas partes da África que perderam o poder do Estado e, posteriormente, re - ganhou duas vezes ( em 2004 , mais uma vez em 2008). Por outro lado , após o neo- colonialista golpe de Estado contra o governo liderado pelo CPP Nkrumah em Gana Kwame (1966 ), e da mesma forma após o neo- colonialista golpe de Estado contra o governo liderado pelo PDG- RDA (mais de Ahmed o corpo morto de Sékou Touré ) em República Popular Revolucionária da Guiné , nenhum desses partidos jamais foi capaz de recuperar o poder do Estado até o momento. Não só o PAIGC conseguiu , mas prevê-se para recuperar o poder do Estado novamente nas eleições marcadas para este ano.
Fundamentos, objetivos e da estratégia ; elementos decisivos
Seguidores de Amilcar Cabral que honestamente querem continuar o trabalho que ele encarnou deve seguir os seguintes três elementos decisivos ; 1) um programa político , incluindo a ideologia, estratégia , fundamentos , táticas e objetivos , 2) Estruturas ( sócio-político ) enraizada na cultura popular do povo em um nacional, Africano e em nível internacional para aplicar o programa político em prática e, assim, ganhar a consciência revolucionária e 3) seguir o seu exemplo político- cultural digna.
Programa político
O programa político desenhado por Amilcar Cabral inclui fundamentos , objetivos, ideologia , estratégias e táticas .
Fundamentos e objetivos
O objetivo fundamental de libertação nacional não é simplesmente a independência política, mas vai mais longe para o plano superior da libertação das forças produtivas ; colocando os modos de produção nas mãos do povo para seu próprio progresso (econômico, político, social , cultural , et al ) de acordo com a nossa cultura , levando de volta a nossa história. [2] a questão fundamental é o de livrar a sociedade de exploração de todos os tipos , desenvolver quadros políticos e técnicos e criar o novo homem e mulher, que dão de acordo com suas habilidades e receber de acordo com as suas necessidades , com os modos de produção nas mãos do povo.
Ideologia para a África da nossa Cultura / História
" ... O valor da cultura como um elemento de resistência à dominação estrangeira reside no fato de que a cultura é a manifestação vigorosa no plano ideológico ou idealista da realidade física e histórica da sociedade que é dominada ou a ser dominado . A cultura é , simultaneamente, o fruto da história de um povo e um determinante da história, pela influência positiva ou negativa que exerce sobre a evolução das relações entre o homem eo seu meio ambiente, entre homens ou grupos de homens dentro de uma sociedade , bem como entre os diferentes sociedades ... " Libertação Nacional e Cultura (1970)
Ideologia enraizado na cultura regula as relações em ação. Da prática cultural , a nossa ideologia desenvolve e nossa nova sociedade emerge. Para alcançar nosso objetivo , temos de resolver a deficiência ideológica.
Em seu discurso intitulado " Fundamentos e Objetivos da Libertação Nacional em relação à estrutura social" ( Cuba, Conferência Tricontinental de 1966 , também conhecido como "A Arma da Teoria " [3] Cabral disse: " A deficiência ideológica é a maior fraqueza que temos em África " e passou a fornecer orientação ideológica :" Nós , porém, têm experiência acumulada suficiente para traçar as linhas básicas de uma ideologia para a África ... ' Esta foi uma conferência com a participação de Africano , representantes asiáticos e latino-americanos das duas correntes de a revolução mundial : a corrente que surgiu com a Grande revolução Socialista de Outubro e que a Revolução de Libertação Nacional .
O pensamento de Amilcar Cabral Pensamento além do marxismo leninismo
Em ambas estas duas correntes revolucionárias , muitos consideravam-se como marxistas-leninistas . Certamente, se Cabral considerava o marxismo-leninismo como sendo capaz de resolver essa deficiência ideológica na África , ele teria proposto que o marxismo -leninismo ser ensinada intensamente para sanar esta deficiência . Em vez disso, ele deixou claro que a ideologia não pode ser importado , não importa o quão atraentes .
Ele passou a diagnosticar que muitos estão lutando contra o imperialismo , mas não luta pela libertação nacional e não estavam cientes da realidade que eles tentaram mudar. O que é lembrado mais sobre esta apresentação histórica foi a sua revisão de " ênfase " marxistas luta de classes " ser a força motora da história, mostrando que só é verdade , durante as épocas onde existem classes, mas , obviamente, não tão onde as aulas não existir, ( ou seja, sem aulas , não poderia haver luta de classes ) . Ele ressaltou que na história do mundo , houve um momento em que as classes não existia (antes de regimes de propriedade privada - ou seja, comunitarismo ) e haverá um momento em que as classes deixarão de existir ( o comunismo ) . Ele perguntou: " Será que isso significa que esses períodos estão fora da história" Ele também usou o exemplo contemporâneo de alguns grupos étnicos sem classes na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique ? . [ 4 ">
Em suas apresentações sobre Libertação Nacional e Cultura (1970) , ele salientou que a nossa ideologia vem de nossa cultura, que por sua vez vem da nossa história e dialeticamente a nossa " cultura é , simultaneamente, o fruto da história de um povo e um determinante da história. ' ( http://www.historyisaweapon.com/defcon1/cabralnlac.html ) . Aqui encontramos contribuição pragmática de Cabral para o desenvolvimento de uma ideologia coerente para a revolução Africano , bem como para revoluções socialistas em todo o mundo . Para a África , a nossa ideologia deve vir de uma síntese positiva das culturas africanas , enquanto que em outras partes do mundo a partir da cultura e da história do seu povo. Marxismo-Leninismo vem da história e da cultura de classe dos trabalhadores revolucionários europeus e deve ser defendida como uma ideologia justa, mas não se importou por não-europeus . Seus aspectos universais devem ser aplicados à realidade de outras partes do mundo, mas os aspectos específicos da ideologia que vem da cultura não pode ser exportado ou importado . Marxismo-leninismo não é a única ideologia que levará ao socialismo.
Como Cabral disse: " ... Eu sou um combatente da liberdade no meu país. Você deve julgar o que eu faço na prática. Se você decidir que é o marxismo , dizer a todos que é o marxismo ... Mas os rótulos são o seu caso , nós não gosta esse tipo de rótulos ... " [5]
A primeira coisa necessária é conhecer as pessoas com quem buscamos libertar . Em segundo lugar, viver entre as pessoas , fazendo o que eles fazem, aprendendo com eles , ( a partir de nossa cultura ) e ajudar a trazê-los para níveis mais elevados. [6] Abraçando este princípio , Cabral organizou uma das mais graves partidos revolucionários na África - o PAIGC ( Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ) . (Cuba no trecho de vídeo em África PAIGC http://www.youtube.com/watch?v=mIq2757p8a8&feature=youtu.be ) Em vez de importar , ele eo partido honestamente aprendeu com a realidade , estratégias e táticas concebidos e desenvolvidos.
Muitas vezes, é apontado que, antes de fundar o PAIGC Cabral teve a oportunidade de visitar quase todas as aldeias na Guiné-Bissau , sob o pretexto de fazer um censo agropecuário . Suas observações e contatos serviu como o principal banco de dados sobre a realidade cultural e política da Guiné-Bissau que o PAIGC iria usar durante a luta armada de libertação nacional . Ele insistiu que começamos com a realidade : "As pessoas não estão se esforçando para idéias na cabeça de ninguém, mas para uma vida melhor para seus filhos ' .
Estruturas sócio -políticas
É bem conhecido pela maioria que Amílcar Cabral foi um dos principais fundadores do PAI ( Partido Africano da Independência ) , em 19 de setembro de 1956, que mais tarde adicionados GC para a Guiné e Cabo Verde em 1960. Da mesma forma, muitos sabem que, após o golpe de Estado na Guiné-Bissau , a Sucursal de Cabo Verde mudou o nome de suas estruturas para PAICV , mantendo Amilcar Cabral pensou como sua ideologia . O que não é conhecido por muitos é que Cabral foi um dos principais fundadores do MPLA ( Movimento Popular de Libertação de Angola) em 10 de dezembro do mesmo ano. Ele foi um dos fundadores do Partido de Luta Unida dos Africanos de Angola ( PLUAA ) que precederam o manifesto do MPLA. http://tinyurl.com/o985rfk Muito poucos sabem como Cabral influenciou fortemente a fundação da FRELIMO ( Frente de Libertação de Moçambique ) www.frelimo.org.mz e fortemente influenciado o desenvolvimento do MLSTP (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe ), especialmente enquanto a sua administração e os líderes em Conakry , não muito longe da sede do PAIGC .
Muito poucos sabem o papel que alguns militantes armados do PAIGC contribuíram na luta contra o apartheid invasão Sul-Africano de Angola , usando mísseis antiaéreos para deter jatos Sul-Africano que tentaram impedir que Agostinho Neto de proclamar a independência em 11 de Novembro de 1975. Deve-se saber que era o PAIGC que introduziu MPLA para os cubanos , que por sua vez eventualmente enviados milhares de internacionalistas de militar e politicamente apoiar o MPLA contra a invasão do Sul Africano / CIA apartheid em Angola. A maioria das armas usadas por Cuba em Angola foram transportados através do aeroporto da independente Guiné-Bissau.
Estas estruturas sócio-políticas ainda existem dentro destas fronteiras nacionais , (cada um com centenas de milhares de militantes , o MPLA , com milhões ) , para aqueles que desejam tomar as idéias de Cabral ( uma encarnação de história e cultura de nosso povo ) e colocar los em prática.
ESTRATÉGIA
É urgente que propriamente entender como desenvolver a obra de Cabral como um dos fundadores e coordenador da CONCP (Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias em Português) http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_2767 (Veja o discurso de Cabral em 1965 Conferência CONCP , em Dar Salaam. http://www.marxists.org/subject/africa/cabral/1965/tnmpc.htm estruturas e coordenação de lutas armadas além das fronteiras nacionais Pan - africanos de CONCP foi apreciado por Kwame Nkrumah no Manual de guerra Revolucionária , consulte a página 53; ( para baixar uma cópia , clique http://tinyurl.com/p9qkga2 ) É imperativo que nós ativamente coordenar e link ( ver o Manual, página 57) nossas estruturas pan- africanos com a Organização em Solidariedade com o Povo da África, Ásia e América Latina ( OSPAAAL ), dos quais Amilcar Cabral foi co- fundador . http://tinyurl.com/nolnbv7
Suas implicações são esmagadoras. A estratégia é clara: ligar os partidos nacionais , ( FRELIMO , do MPLA , do PAIGC , PAICV et al) via CONCP com ANC www.anc.org.za , PAC www.pac.org.za PDG- RDA https://www . facebook.com / pdgrda.revolution , SWAPO www.swapoparty.org , ZANU -PF www.zanupf.org.zw et al , ligados para formar um partido revolucionário de massas Africano das pessoas - um partido Revolucionário do Povo ( a- APRP All- Africano www.aaprp - int.org ); que por sua vez deve ser ligado a OSPAAAL www.tricontinental.cu desenvolvimento desta estratégia não se limita à África http://www.youtube.com/watch?v=wr6SC8X2hIk .
Exemplo digno a serguir
Pragmatismo de Amilcar Cabral, coragem, humildade , inteligência, honestidade [7] e credibilidade são irrepreensível . Seu exemplo serve como uma arma potente para emular . Nem mesmo os detractores da Revolução Africano é capaz de atacá-lo. Em vez disso, eles tentam fazê-la parecer como se ninguém está continuando seu trabalho desde o seu desaparecimento físico , enquanto outros até mesmo ir tão longe como para tentar desmobilizar apoio potencial com a falsa noção de que as organizações fundadas por Cabral são corruptos .
Pelo contrário , os revolucionários e progressistas de todas as idades com entusiasmo copiar Cabral, na sua essência e na forma. Não há outros contestando a supremacia ideológica de Cabral. Os golpes de Estado contra o PAIGC foram realizadas por traidores internos ligados a forças externas . Sempre que acontece um golpe de Estado , continuadores de Cabral são geralmente os principais alvos e continuar a ser assim. Os inimigos do pensamento Amilcar Cabral são imperialistas , neo -colonialistas e sionistas . Eles ainda não foram derrotados. Colonialismo português nunca trabalhou sozinho , mas serviu como a polícia da NATO.
São as massas que dizem que o fato de que o PAIGC é a expressão política organizada de ' cultura eo fato de que ele engajados na luta armada gloriosa de libertação nacional - uma " das massas populares guerra do Povo" , e organizado administração apátrida em zonas libertadas com suas instituições (justiça , escolas, lojas populares, centros de saúde , hospitais e economia ) da cultura do nosso povo , é a razão pela qual o PAIGC ainda exerce o poder político ; sobreviveu ao assassinato de seu líder incontestável , Amilcar Cabral ( na véspera da Independência ); sobreviveu tentou golpes de Estado ; sobreviveu ao golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980; sobreviveu à separação do ramo Cabo Verde do PAIGC , que mais tarde fundou o PAICV ; sobreviveu ao multi- forma muitos sabotagem imperialistas no , campos políticos , psicológicos e econômicos e militares vão sobreviver a mais recente golpe de Estado realizado pelo coletivo neocolonialismo usando quatro (4) regimes neo- coloniais da CEDEAO , (Burkina Faso , Costa do Marfim , Nigéria e Senegal) em 12 de abril de 2012; e apesar de todas as tentativas de fraude eleitoral sairá vitorioso nas eleições do ano que vem , não importa quantas vezes eles são adiadas .
Importância de Cabral para a Guiné Bissau e para África
"Agora é o momento para ações, não palavras " . ( Amilcar Cabral )
Poucos países da África conseguiram a independência política total e não tenham ainda sido capaz de libertar as forças produtivas. Esta é ainda a serem alcançados ; Amilcar Cabral Pensamento fornece o roteiro para fazer essa história.
Agora, mais de vinte anos após a traição ao socialismo pela burguesia na ex-URSS e da Europa Oriental , não há mais imposição do marxismo-leninismo como sendo a única ideologia que conduz em direção ao socialismo . Há um vazio ideológico na África . Amilcar Cabral pensou harmonizada com as contribuições filosóficas que emanam de uma síntese de culturas da África irá preencher esse vazio ideológico. Ele é baseado em nossa cultura / história .
Embora mais silencioso do que deveria ser, a exemplo de Amilcar Cabral está crescendo dia a dia , na África e no exterior. É comum encontrar companheiros de formações políticas em toda a África que testemunham a ser inspirado por Cabral. Há aqueles que seguem as idéias de Kwame Nkrumah , Sékou Touré e outros, mas não sei muito sobre as suas relações políticas e ideológicas . Eles estavam juntos na República Popular Revolucionária da Guiné , (agora conhecido como simplesmente 'Guiné ' ou ' Guiné- Conakry ). O PAIGC realmente desenvolvido lá. Depois de ter sido fundado clandestinamente em Bissau , ele mudou sua sede principal para Conakry em 1960, onde cresceu a partir de um punhado de jovens e desenvolveu-se em milhares de militantes . No ano seguinte, (1961) fundou o sindicato de seus trabalhadores e deu os mesmos nomes que o de Guiné , o chamado UNTG ( União Nacional dos Trabalhadores da Guiné ) . O PAIGC Ala Feminina, chamado UDEMU (União Nacional das Mulheres da Guiné ) , que juntamente com asa URFG das mulheres (União Revolucionária da Guiné Mulheres ) da PDG- RDA ( Partido Democrático da Guiné da Revolução Africano Democrático - o partido que liderou a Partido- Estado da República Popular Revolucionária da Guiné) , também foram co-fundadores da Organização da Mulher Pan-Africano , em 1962, um ano antes da fundação da OUA.
Não só Cabral influenciar o PAIGC , PAICV , MPLA , FRELIMO , MLSTP , mas também outros movimentos de libertação na África, Ásia e América Latina. Como um exemplo , os líderes do ANC , incluindo Nelson Mandela , testemunhar que eles foram influenciados por Cabral. Líderes timorenses ( Ásia ) também confirmam a influência de Amicar Cabral em Fretilin , principalmente sobre o uso de cultura. http://tinyurl.com/pqa8tuc
Ainda menos conhecido é a influência de Amílcar Cabral dentro do próprio Portugal. Português Revolucionárias testemunhar o papel desempenhado Cabral , não apenas como uma inspiração. Quando o PAIGC iria capturar soldados portugueses , eles envolvê-los na luta ideológica , apontando que eles mesmos foram exploradas vítimas do regime fascista em Portugal e deve ver -se como sendo da mesma classe como aqueles a quem eles estavam lutando contra erroneamente . Sempre que soldados portugueses decidiu tornar-se parte do " Movimento de Oficiais Livres ", eles seriam enviados ao já liberado Argélia, onde existia a sua base. Muitos desses oficiais que serviram na Guiné-Bissau são os mesmos que , eventualmente, se transformou ao longo do regime fascista em Portugal durante a " Revolução da Craves " , 25 de Abril de 1975.
Conclusão
Fielmente aderindo às diretrizes do camarada Amílcar Cabral vai nos levar à libertação total e unificação da África, com o socialismo científico com os modos de produção controladas por povos africanos , desde a concepção , decisões, implementação através da consolidação . Para continuar a revolução de acordo com Cabral achava meio cometer classe suicídio e sendo re- nascido como um trabalhador revolucionário, ativamente envolvido nos sacrifícios diários dentro de um partido político de massas , que é a expressão política organizada da cultura do nosso povo , liderado pela ideologia que vem da nossa cultura resultante de nossa história. Para a pequena burguesia revolucionária que significa " voltar à fonte " . [ 8 ">
Em nossa busca sincera para resolver uma contradição fundamental para a África - a falta de uma ideologia coerente para a revolução Pan-Africano , nós encorajamos fortemente séria atenção às contribuições de " Amilcar Cabral Pensamento ' . Desenvolvimento de Amilcar Cabral pensamento não pode ter lugar na área acadêmica isolada da prática política. De acordo com o exemplo de Cabral , deve-se estar envolvido em comunhão diária com as massas. Este é o lugar onde a nossa ideologia encontra suas armas - a cultura do nosso povo , o que só pode ser desenvolvida na luta, cujo objetivo é levar de volta a nossa história ao libertar as forças produtivas para que o povo o controle dos modos de produção , o desenvolvimento de nossa economia, política, justiça , militares e sociedade baseada na nossa cultura. O pecado quo - não pré -requisito é ser ativo dentro do partido revolucionário de massas do povo participando dos sacrifícios diários , juntamente com o nosso Povo Todo-Poderoso.
Reiteramos o nosso apelo urgente , principalmente para os partidos políticos revolucionários e progressistas , para institucionalizar a formação ideológica sistemática dentro das respectivas partes , enquanto coordenação do intercâmbio ideológicas entre outras partes para desenvolver uma ideologia comum para a África , resultante de uma síntese positiva das nossas culturas .
Glória eterna para Amilcar Cabral ! Cabral "ka muri " ! Cabral ká tá mais! ( Amilcar Cabral não está morto ; Cabral nunca morre !)
* Imani Na Umoja tem 25 anos de experiência na organização do PAIGC na Guiné-Bissau ; é membro do seu Comité Central , membro do CC de sua JAAC ala jovem ; serve tanto no PAIGC e JAAC Secretarias Nacionais , e é membro do Partido Revolucionário All- Africano do Povo ( A- APRP )
Notas Finais
A apresentação de Amilcar Cabral , durante a Conferência Tricontinental de Fundação, realizada em Cuba em janeiro de 1966 , intitulado : " Fundamentos e Objetivos da Libertação Nacional em relação à estrutura social" , também conhecido como " A Arma da Teoria " .
Ibid. " ... Diz-se frequentemente que a libertação nacional é baseada no direito de cada povo para controlar livremente o seu próprio destino e que o objectivo desta libertação é a independência nacional. Apesar de não discordar desta maneira vaga e subjetiva de expressar uma realidade complexa , preferimos ser objetivos , uma vez que para nós a base de libertação nacional , quaisquer que sejam as fórmulas adotadas no nível do direito internacional, é o direito inalienável de todos os povos ter a sua própria história, e com o objectivo de libertação nacional é recuperar esse direito usurpado pelo imperialismo , isto é , para libertar o processo de desenvolvimento das forças produtivas nacionais ...
... Por esta razão, em nossa opinião, qualquer movimento de libertação nacional que não leva em consideração esta base e este objectivo pode certamente lutar contra o imperialismo , mas não vai certamente estar lutando pela libertação nacional ...
... Isto significa que , tendo em conta as características essenciais do presente economia mundial , bem como experiência já adquirida no campo da luta anti-imperialista , o aspecto principal da luta de libertação nacional é a luta contra o neo- colonialismo. Além disso, se aceitarmos que a libertação nacional exige uma mutação profunda no processo de desenvolvimento das forças produtivas , vemos que este fenômeno de libertação nacional corresponde necessariamente a uma revolução . O importante é estar consciente das condições objetivas e subjetivas em que esta revolução pode ser feito e para saber o tipo ou tipos de luta mais adequada para a sua realização ... " ( Amilcar Cabral )
Ibid " A deficiência ideológica , para não dizer a total falta de ideologia , dentro dos movimentos de libertação nacional - o que é , basicamente, devido à ignorância da realidade histórica que esses movimentos pretendem transformar - constitui uma das maiores fraquezas da nossa luta contra imperialismo , se não a maior fraqueza de todos. Acreditamos , porém, que um número suficiente de diferentes experiências já foi acumulado para nos permitir definir uma linha geral de pensamento e de ação com o objetivo de eliminar essa deficiência. Uma discussão completa sobre este assunto poderia ser útil, e permitiria a esta conferência para fazer uma contribuição valiosa para o fortalecimento das ações presentes e futuras dos movimentos de libertação nacional . Esta seria uma maneira concreta de ajudar esses movimentos , e em nossa opinião não é menos importante do que o apoio político e assistência financeira para os braços e afins .. "
Ibid " Isso nos leva a colocar a seguinte questão : será que a história começa somente com o desenvolvimento do fenômeno da " classe " e, consequentemente, da luta de classes ? Para responder de forma afirmativa seria colocar fora da história de todo o período de vida dos grupos humanos a partir da descoberta da caça e, posteriormente, da agricultura nômade e sedentário , com a organização de rebanhos ea apropriação privada da terra . Seria também a considerar - e isso nos recusamos a aceitar - que vários grupos humanos em África , Ásia e América Latina viviam sem história, ou fora da história , no momento em que eles foram submetidos ao jugo do imperialismo. Seria de considerar que os povos dos nossos países, como os Balantes da Guiné , o Coaniamas de Angola e os Macondes de Moçambique, ainda estão vivendo hoje - se abstrair a pequena influência do colonialismo a que foram submetidos , - fora da história , ou que eles não têm história . "
Amilcar Cabral, nossos colaboradores são o nosso Mountains (Londres : Comitê para a Liberdade em Moçambique , Angola e Guiné , 1971 ), p . 21
" Democracia revolucionária exige que o militante não deve ter medo de o trabalhador responsável , que o trabalhador responsável não deve ter medo do militante , nem temem a massa do povo . Ela exige que o trabalhador responsável viver no meio do povo, na frente das pessoas e por trás das pessoas , que ele trabalha para o partido ao serviço do povo " .
" Não esconda nada da massa do povo , não mentir, lutar contra as mentiras , não disfarçar as dificuldades, os erros e falhas , não acredito em vitórias fáceis , nem nas aparências .
" Voltar para a fonte", foi cunhado por Amilcar Cabral em descrever a pequena burguesia revolucionária que passar por um "renascimento cultural" .
" ... Mas o" retorno à origem " não é e não pode por si só ser um ato de luta contra a dominação estrangeira ( colonialista e racista ) e já não necessariamente significa um retorno às tradições . É a negação, pela pequena burguesia , da supremacia fingiu da cultura do poder dominante sobre a dos povos dominados com o qual ele deve se identificar ...
... Quando a " voltar à fonte " vai além do indivíduo e se expressa através de "grupos" ou "movimentos ", a contradição " é transformada em luta (secreta ou aberta ) , e é um prelúdio para o movimento pré- independência ou de a luta pela libertação do jugo estrangeiro. Assim, o " retorno à origem " não tem importância histórica , a menos que traz não só o envolvimento real na luta pela independência, mas também a identificação completa e absoluta com as esperanças da massa do povo , que contestam não só a cultura estrangeira mas também a dominação estrangeira como um todo. Caso contrário, a " voltar à fonte " não é nada mais do que uma tentativa de encontrar a curto prazo benefícios - consciente ou inconscientemente uma espécie de oportunismo político ...
... Deve-se salientar que a " voltar à fonte ", aparente ou real, não se desenvolve ao mesmo tempo e da mesma forma , no coração da pequena burguesia indígena. É um processo lento, dividida e desigual , cujo desenvolvimento depende do grau de aculturação de cada indivíduo, das circunstâncias materiais de sua vida , sobre a formação de suas idéias e na sua experiência como um ser social. Esta desigualdade é a base da divisão da pequena burguesia indígena em três grupos , quando confrontados com o movimento de libertação : a) uma minoria , que , mesmo se ele quer ver um fim à dominação estrangeira , se agarra à classe dominante colonialista e abertamente opor-se ao movimento para proteger a sua posição social; b) a maioria das pessoas que estão hesitantes e indecisos ; c) outra minoria de pessoas que compartilham na construção e liderança do movimento de libertação ....
Mas ... o último grupo , que desempenha um papel decisivo no desenvolvimento do movimento pré-independência, não realmente se identificam com a massa do povo (com a sua cultura e esperanças ) , exceto através da luta , a escala dessa identificação , dependendo do tipo ou de métodos de luta , com base ideológica do movimento e sobre o nível de consciência política e moral de cada indivíduo ... "
*AS OPINIÕES DO ARTIGO ACIMA SÃO DO AUTOR(A) E NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE AS DO GRUPO EDITORIAL PAMBAZUKA NEWS.
* PUBLICADO POR PAMBAZUKA NEWS
* Pambazuka não está garantido! Torne-se um! amigo do Pambazuka e faça uma doação AGORA e ajude o Pambazuka a manter-se GRATUITO e INDEPENDENTE!
* Por favor, envie seus comentários para editor[at]pambazuka[dot]org ou comente on-line Pambazuka News.